De pequena empresa familiar a referência em terceirização de serviços especializados
05/08/2020
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, que abalou economias em todo o Mundo, a Hesselbach Company, que em 2020 comemora 25 anos de atuação no mercado, vem conseguindo manter o seu posicionamento assertivo no mercado brasileiro graças ao esforço conjunto de seus colaboradores e do corpo diretivo.
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, que abalou economias em todo o Mundo, a Hesselbach Company, que em 2020 comemora 25 anos de atuação no mercado, vem conseguindo manter o seu posicionamento assertivo no mercado brasileiro graças ao esforço conjunto de seus colaboradores e do corpo diretivo. A empresa, que nasceu pequena e mantém as características de gestão familiar, vem crescendo cerca de 10% a 12% ao ano desde 2016. Mesmo tendo registrado uma ligeira queda de 20% nas solicitações de clientes neste primeiro semestre, por conta das medidas de combate à pandemia, a expectativa é de crescimento já no segundo semestre deste ano, quando será inaugurada uma filial da companhia em Belo Horizonte (MG) e a primeira unidade internacional na Cidade do México (México), que marcará a sua expansão na América Latina.
Fundada e presidida pelo empresário Ricardo Hesselbach, a Hesselbach Company presta serviços de consultoria nas áreas fiscal, contábil, financeira e administrativa de empresas de médio e grande porte, nacionais e internacionais, atuando nas modalidades de Business Process Outsourcing (BPO) e Cessão de Mão de Obra (CMO) qualificada. A terceirização de serviços é, sem dúvida, um dos recursos mais adotados por empresas e grandes corporações, não só no Brasil como no mundo. Este modelo tem sido utilizado como uma maneira de maximizar resultados de empresas e organizações, além de ser uma alternativa para minimizar gastos, riscos e despesas com encargos trabalhistas.
A mão de obra terceirizada possibilita a delegação de responsabilidades de uma determinada empresa a terceiros. É quando uma organização contrata os serviços de outras companhias para realizar alguma atividade sem que ela tenha nenhuma relação ou vínculo. O principal objetivo deste tipo de negócio é terceirizar atividades secundárias para que as organizações possam focar e concentrar todos os seus esforços nos serviços mais importantes que ela disponibiliza ao mercado.
Mas a Hesselbach não é uma simples empresa de contratação de mão de obra temporária. Ela trabalha com cessão de mão de obra qualificada, que é um serviço mais vantajoso ao cliente. A contratação de mão de obra temporária tem um turn over maior. A companhia trabalha apenas com regime de contratação via CLT e contratos com prazo indeterminado – uma vantagem maior tanto para o cliente, como para o colaborador.
Quem hoje conhece a estrutura da empresa não imagina as histórias incríveis de superação e determinação que ela acumula ao longo desses 25 anos. Histórias que trazem como destaque o esforço conjunto de um casal cujo olhar empresarial estava adiante do seu tempo: Ricardo e Lara Regina Hesselbach.
Casal empreendedor
Técnico em Ciências Contábeis, Ricardo Hesselbach foi o primeiro consultor da empresa. Em 1995, após trabalhar alguns anos nas áreas de contabilidade e controladoria como consultor da Procter & Gamble (P&G), decidiu aceitar o convite da irmã e do cunhado para se tornar sócio da Hesselbach Company, que já existia sob o comando deles. O primeiro grande cliente foi a própria P&G, empresa para a qual ele já prestava serviços como consultor, que até hoje se mantém na carteira de clientes da companhia.
A partir daí, outras corporações de peso se juntaram ao elenco de clientes, como DuPont, Adidas, Vencorex e outros mais. A durabilidade das parcerias comerciais é apontada por Ricardo Hesselbach como um dos segredos do sucesso da companhia. A Dupont, por exemplo, é sua cliente há 21 anos. A Vencorex, corporação internacional do mercado químico, há 10 anos conta com os serviços prestados pela Hesselbach.
Lara Regina atuou desde o início ao lado do marido na construção da Hesselbach Company. Até então um escritório pequeno, com poucos funcionários. Formada em Pedagogia, trabalhou como diretora Administrativa e Financeira até 2010, quando assumiu o cargo de diretora de Recursos Humanos.
“A jornada da Hesselbach teve início em 1995, quando o Ricardo trouxe um importante cliente (a P&G), para o qual já prestava serviços há algum tempo. Um contrato que perdura até hoje”, conta Lara Regina. “A partir daí fomos crescendo gradativamente, acredito que num prazo de três a quatro anos conseguimos alavancar mais os nossos negócios e a mudança maior ocorreu em um prazo de aproximadamente seis anos após o início das atividades. Creio que determinação, comprometimento, qualidade dos trabalhos, eficiência, conhecimento no ramo que atuamos e a confiança de nossos clientes na nossa prestação de serviços foram preponderantes para esse crescimento”.
A promulgação da Lei 13.429/2017, e da súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que possibilitou às empresas a terceirização de todos os serviços, também impulsionou o crescimento da Hesselbach: em cerca de 25%. Junto a esta legislação que favorece a modalidade de CMO (cessão de Mão de Obra), a empresa também aproveitou a boa fase para se modernizar, investir em novas tecnologias. Antes focada na cessão de mão de obra e terceirização dentro das empresas, com a nova lei a companhia pôde se organizar de forma a criar um Centro de Serviço Compartilhado, dentro da Hesselbach. Assim, se uma empresa precisa de um serviço, tem a opção de ser atendida por um funcionário alocado nas sedes e filiais da companhia.
Família unida, diretoria unida
Há cerca de três anos, os filhos de Ricardo também se juntaram à equipe da Hesselbach Company. A ideia inicial da família era que os rapazes fossem trabalhar em outras empresas, para ganhar experiência e depois retornarem. Renan cursou Administração na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Guilherme, que aos 17 aos era jogador de futebol em Barueri (Oeste de Itápolis F.C.), também iniciou seus estudos em Administração e, em 2019 os dois assumiram cargos de diretoria na empresa. Renan hoje é diretor Financeiro e Guilherme, diretor comercial.
Ambos foram responsáveis pelas mudanças tecnológicas implementadas ao longo dos últimos anos e que tornaram a prestação de serviços da empresa ainda mais competitiva e completa. “Interessante revelar que a nossa relação foi se modificando com o tempo, ela passou de um convívio familiar para uma experiência 100% profissional dentro da companhia. Passamos da descontração da macarronada aos domingos para as responsabilidades da sala de reuniões”, conta Ricardo Hesselbach. “Hoje tenho uma excelente relação com os meus filhos, mas a última palavra é minha”, ressalta o executivo.
Em 2019, a Hesselbach obteve mais uma conquista. A certificação ISO 9001 para todos os setores da empresa, algo que era considerado praticamente impossível para uma empresa focada na prestação de serviços qualificados. Um marco para o setor. "A certificação de empresas prestadoras de serviços pelo ISO 9001 sempre foi considerada muito difícil, quase uma utopia", comenta o empresário. "Como regra geral, uma empresa solicitava esse tipo de qualificação para uma ou outra área, não para todas as áreas de atuação. Mas nós conseguimos atingir essa conquista. Hoje, todas as nossas áreas possuem essa certificação. Tivemos auditorias, inclusive dentro das empresas clientes, avaliando o serviço executados”, explica Ricardo.
Geralmente, diz-se que empresas familiares são mais complicadas, porque os problemas pessoais podem se interferir no trabalho. Mas a família Hesselbach possui seus próprios segredos para contornar os problemas que surgem. Na opinião da matriarca, Lara Regina, diferentemente do que todos pensam, apesar da companhia ser familiar, ela é extremamente organizada e muito bem administrada.
“Dentro da empresa cada diretor desempenha seu papel, que é bem definido, sem levar em consideração o grau de parentesco. Temos como princípio trabalhar em harmonia pensando sempre na empresa e, qualquer que seja o assunto, resolvemos na empresa, não levamos para casa nossa vida profissional. Acho que a dica para empresas familiares ou pequenas que querem se destacar no mercado é estabelecer um propósito no qual acreditam e segui-lo, ser persistentes mesmo nas dificuldades, buscar soluções para os problemas, acompanhar o mercado de trabalho, enxergar as inovações e desenvolver boas parcerias”.
Expansão no Brasil e na América Latina
Contando atualmente com 200 colaboradores, 70 deles atuando na Matriz (São Paulo, Capital) e os demais nas filiais de Alphaville (SP) e Salvador (BA) e nos clientes diretamente, a Hesselbach Company já começa a colocar em prática seu plano de expansão para 2020. No segundo semestre, irá inaugurar uma filial em Belo Horizonte (MG) e outra no Sul do País, no Rio Grande do Sul. Em novembro do ano passado, a diretoria comercial da companhia esteve na Cidade do México (MX) para conhecer mais sobre o mercado local e avaliar as condições para a abertura da primeira unidade internacional.
"A princípio, estamos inaugurando essa que será nossa primeira unidade na América do Norte com o objetivo de melhor atender à empresa Vencorex, que já é nossa cliente há 10 anos no Brasil. Queremos aproveitar a oportunidade para expandir internacionalmente os negócios, já que 50% dos nossos clientes multinacionais possuem sedes na América do Norte, mas mantêm grande parte dos negócios na América Latina".
Os desafios impostos pela pandemia
Apesar de todas as dificuldades geradas pela pandemia de covid-19 desde março deste ano, Ricardo Hesselbach afirma que este tem sido um bom momento para a companhia. Com a crise econômica imposta pelas restrições do isolamento social, 90% das empresas de vários setores tiveram que demitir colaboradores. Não foi o caso da Hesselbach, que manteve o quadro completo mesmo em meio à crise.
"A pandemia facilitou o trabalho remoto. Aumentou a produtividade e quebrou paradigmas em relação a clientes que eram reticentes quanto à contratação via Centro de Serviço Compartilhado. Apesar do nosso faturamento ter sido reduzido em quase 20% na pandemia, não demitimos ninguém. Nossa expectativa é de retomada e crescimento no segundo semestre. Estamos notando uma maior movimentação no mercado, empresas abrindo vagas. Inicialmente, achávamos que, se pudéssemos manter o faturamento no patamar de 2019 (R$ 23 milhões), já estaria ótimo. Mas agora começamos a perceber uma reação positiva do mercado, o que nos leva a acreditar que conseguiremos manter uma boa margem de crescimento, como nos anos anteriores, apesar da crise".
O presidente da companhia acrescenta que, apesar das características de empresa familiar, a Hesselbach deve muito do seu sucesso às excelentes lideranças, executivos de caráter sólido e excelente trajetória profissional, que se uniram ao corpo diretivo e desempenharam um papel muito importante para o crescimento dos negócios.
“Aprendemos muito com a bagagem de conhecimento e experiência trazida por esses profissionais. Assim como, não menos importante, nos orgulhamos da excelência do nosso quadro de colaboradores. Eles são como os pulmões da nossa empresa e os maiores responsáveis pelo nosso sucesso e longevidade. Sem eles, nada seria possível. Como também seria impossível atingirmos esse crescimento sem a presença e a relação de confiança que mantemos com nossos fornecedores e clientes. A todos eles, somos gratos pelo sucesso de nossa organização”.
Informações para a Imprensa – HESSELBACH COMPANY
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